Ei, pessoal! Tudo bem?

Independente de todo o esforço que algumas pessoas têm para emagrecer – desde dietas super restritivas e malhação todos os dias -, aquela “pancinha” continua ali atrapalhando a silhueta, não é? A lipoaspiração é uma alternativa para se livrar da gordura localizada e estampar um perfil corporal mais delineado e esbelto. Entretanto, precisamos desmitificar muitas das informações que ouvimos por aí para que você saiba se realmente esse procedimento é adequado à sua necessidade – e até mesmo de te afastar de perigos comercializados Brasil afora! Por esse motivo, o Dr. Fabrício Regiani nos traz um guia de dúvidas sobre essa cirurgia.

A lipoaspiração é o procedimento indicado para emagrecer?

Não, a lipoaspiração não é um procedimento que tem como principal objetivo emagrecer. Não caiam nessa armadilha! Esse procedimento cirúrgico é indicado para melhorar o contorno corporal de quem já se encontra no peso ideal, eliminando aquelas gordurinhas que não saem com a atividade física e dietas. Lógico que, como o procedimento se baseia na retirada de gorduras localizadas, é inevitável uma perda de peso após a lipoaspiração, mas o emagrecimento não é o foco da cirurgia, ok? Lembre-se: perda de peso significativa é com programação alimentar e com rotina eficiente de exercícios. 😉

A lipoaspiração é indicada apenas para a região abdominal?

A lipoaspiração é uma cirurgia que permite remover a gordura localizada em diversas partes do corpo como “papada”, braços, cintura, costas, culote, região interna de coxa e do joelho. É realizada com o auxílio de cânulas que, através de pequenas incisões, são introduzidas no corpo aspirando a gordura excedente. Muitos pacientes acham que a região da barriga é a única área que a lipoaspiração pode atender, mas não é verdade.

A cirurgia é perigosa?

Assim como todo procedimento cirúrgico, a lipoaspiração deve atender alguns requisitos básicos para a sua realização. Por mais que tenhamos visto várias notícias de que algumas dessas cirurgias possam ter tido complicações letais, essas não respeitavam as condições recomendadas. Toda lipo deve ser realizada em ambiente hospitalar (nunca em consultórios ou salões de beleza), com retaguarda de UTI, presença de anestesista, assepsia, equipamentos apropriados e inspecionados dentre muitas outras regras de segurança. E tão importante quanto os requisitos da realização da cirurgia está a escolha do profissional que precisa ser qualificado e de boa formação, assim como membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Desconfie de promessas milagrosas. Há um limite para a retirada da gordura que precisa ser respeitado para manter a segurança do procedimento cirúrgico. Retirar gordura demais – ao contrário do que muitos pensam – pode não só expor você ao risco, como também causar sequelas de fibrose e deixar a região com aspecto bem irregular.

LipoLight, HidroLipo, Minilipo, LipoLaser e Lipo são tudo a mesma coisa?

Vamos ao português mais claro possível: cuidado com essas nomenclaturas diferentes que não estão de acordo com o Conselho Federal de Medicina. Elas só são utilizadas para enganar os potenciais pacientes numa tentativa de simplificação e comercialização da cirurgia, seja no entendimento das pessoas quanto na execução do procedimento em consultórios sem os requisitos básicos de segurança e salubridade.

A recuperação da lipoaspiração é tranquila?

Após a lipoaspiração, é comum a sensação de desconforto ou dor, mas essa sensação pode ser minimizada com o uso de medicamentos analgésicos, drenagem linfática (a partir do terceiro dia), orientação alimentar e utilização de cinta cirúrgica durante cerca de 60 dias. Como a lipoaspiração atende a diversas áreas do corpo, cada região se recupera de forma diferente, sendo que as áreas da papada, face e braços tendem a ser mais sensíveis. É importante lembrar que atividades diárias de cuidado pessoal podem ser realizadas pelo paciente desde o primeiro dia, mas o retorno ao trabalho também dependerá da região focada na cirurgia.

E aí, respondemos as suas dúvidas? Esperamos que sim, mas se alguma outra questão ficou perdida no ar, utilize a nossa seção de comentários ou entre em contato com a Clínica Fabrício Regiani. Teremos o maior prazer em lhe atender! Lembre-se: sua beleza é preciosa! Conte conosco para lapidá-la ainda mais!

Compartilhe

Saiba mais sobre