Abdominoplastia

A abdominoplastia é o procedimento em que se remove o excesso de pele e gordura da região abdominal e restaura a anatomia do músculo reto-abdominal, corrigindo sua flacidez e abertura.

Muitas pessoas, mesmo com exercícios e dietas, não conseguem alcançar um abdome liso e tonificado. Mesmo com o peso corporal adequado e se exercitando com regularidade, a insatisfação com um abdome protruso ou apenas com excesso de pele e flacidez pode ocorrer. Estas alterações podem ser decorrentes de diversos fatores, como grandes variações de peso, após a gestação, após cirurgias abdominais, envelhecimento, dentre outros fatores.

É importante ressaltar que a abdominoplastia não proporciona o emagrecimento ou a perda de peso, mas a correção de alterações da forma e estética do abdome.

Sou candidato(a) ao procedimento?

A abdominoplastia pode ser indicada para você caso sua queixa seja a flacidez abdominal com excesso de pele, podendo estar associada a estrias. Não há uma idade pré-definida para se realizar a cirurgia, porém, no caso de pacientes do sexo feminino que queiram engravidar, essa cirurgia não é recomendada.

O procedimento

A abdominoplastia é realizada em ambiente hospitalar, sob anestesia geral. É realizada uma incisão na parte inferir do abdome, que se estende por toda a dobra de pele. Quanto maior a flacidez, maior a cicatriz. Durante a cirurgia, o músculo reto abdominal é suturado em sua posição anatômica. O umbigo permanece o mesmo apenas com uma cicatriz ao redor de sua base. Geralmente utiliza-se um dreno, que é retirado com cerca de 5-7 dias, mas em casos selecionados estes não são utilizados. O procedimento cirúrgico da abdominoplastia dura cerca de 3 horas e o paciente dorme uma noite no hospital.

Cuidados após o procedimento

O paciente deverá utilizar cinta cirúrgica durante cerca de 60 dias. Andar e dormir semifletido, de barriga para cima por cerca de 15 dias e evitar atividades físicas.

Atividades diárias de cuidado pessoal podem ser realizadas pelo paciente desde o primeiro dia.

As consultas de revisão devem ser realizadas conforme orientação médica.

Quanto tempo vai durar meu resultado?

Não é possível prever a durabilidade de um resultado da abdominoplastia, uma vez que depende de diversos fatores individuais, variando de paciente para paciente, como fatores genéticos, hábitos de vida e cuidados com a pele.

É importante a associação de procedimentos dermatológicos e cuidados com a pele para a manutenção dos resultados.

Antes de se submeter a qualquer cirurgia é importante checar com seu médico se você cumpre os requisitos mínimos. Discuta sempre as informações do pós-operatório. Exponha suas expectativas em relação ao resultado. Desconfie de resultados milagrosos. Cirurgia plástica é uma ciência.

Lembre-se de procurar sempre um cirurgião plástico qualificado, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Compartilhe

Saiba mais sobre