Prótese de mama

A mamoplastia de aumento é a cirurgia de ampliação do volume das mamas com próteses mamárias.

A cirurgia de aumento das mamas é hoje uma das cirurgias mais procuradas pelas pacientes. Estudos científicos indicam um aumento na autoestima e, por consequência, na qualidade de vida das mulheres submetidas a este procedimento.

Este procedimento evoluiu, na medida que os implantes evoluíram grandemente em relação à sua geração inicial. As próteses ganharam não só em segurança e qualidade, como também no maior número de tamanhos e formatos disponíveis.

O critério de escolha evoluiu de apenas um número indicando o volume, para uma série de medidas e considerações influenciadas pelo biótipo da paciente, tornando, portanto, a escolha adequada mais individualizada. Além da seleção da prótese, outro fator que influencia o resultado é a escolha da técnica cirúrgica, que inclui o plano de posicionamento do implante (atrás ou na frente do músculo) e a via de acesso. Estas escolhas devem ser pautadas por critérios científicos aplicados à anatomia individual, não havendo portanto uma cirurgia padrão que se aplique a todas as pacientes.

Sou candidata ao procedimento?

A mamoplastia de aumento com próteses de mamas é indicada para mulheres com mamas pequenas ou para aquelas que tiveram uma grande diminuição do volume mamário após a amamentação, porém sem queda da mama (ptose). No caso de pacientes ainda adolescentes, é importante aguardar o desenvolvimento das mamas para realizar este procedimento.

O procedimento

Na mamoplastia de aumento com próteses de mamas, é realizada uma pequena incisão, geralmente no sulco mamário, através da qual é criado o espaço onde são colocados os implantes, que podem ser abaixo da glândula ou do músculo.

O procedimento dura cerca de 2 horas e é realizado sob anestesia geral.

Cuidados após o procedimento

A paciente deverá utilizar sutiã cirúrgico durante cerca de 45 dias. Dormir de barriga para cima por cerca de 2 meses e evitar atividades físicas.

Atividades diárias de cuidado pessoal podem ser realizadas pela paciente desde o primeiro dia.

As consultas de revisão devem ser realizadas conforme orientação médica.

Quanto tempo vai durar meu resultado?

Não é possível prever a durabilidade dos resultados da mamoplastia, uma vez que dependem de diversos fatores individuais, variando de paciente para paciente, como fatores genéticos, hábitos de vida e cuidados com a pele.

É importante a associação de procedimentos dermatológicos e cuidados com a pele para a manutenção dos resultados.

Antes de se submeter a qualquer cirurgia é importante checar com seu médico se você cumpre os requisitos mínimos. Discuta sempre as informações do pós-operatório. Exponha suas expectativas em relação ao resultado. Desconfie de resultados milagrosos. Cirurgia plástica é uma ciência.

Lembre-se de procurar sempre um cirurgião plástico qualificado, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Compartilhe

Saiba mais sobre