Rinoplastia

A rinoplastia é o procedimento que visa corrigir desproporções e melhorar a aparência do nariz, tornando-o mais harmonioso com o restante da face, em que também podem ser corrigidas alterações decorrentes de traumatismos.

A rinoplastia pode ser associada a outros procedimentos que visam a correção da parte funcional do nariz, como a septoplastia (desvio de septo) ou a turbinoplastia (hipertrofia de cornetos).

Vários aspectos do nariz podem ser modificados, como a projeção e definição da ponta, a largura da base, a abertura das narinas, o dorso nasal (giba), o perfil do nariz, assimetrias e desvios.

Como cada paciente possui características próprias, que definem sua identidade, não é possível escolher um nariz (igual ao de alguém), mas sim corrigir aspectos do próprio nariz, sempre respeitando as características étnicas individuais de cada paciente.

Sou candidato(a) ao procedimento?

Não há uma idade para se realizar a rinoplastia, devemos esperar até o completo desenvolvimento da face e da capacidade de julgamento do paciente, de maneira ideal, após os 18 anos, podendo ser realizada a partir de 15 anos em casos selecionados.

A decisão de se submeter a uma rinoplastia é de caráter extremamente pessoal, você deve discutir com o cirurgião aquilo que gostaria de melhorar e analisar se os benefícios atingirão seus objetivos.

O procedimento

A rinoplastia é realizada em ambiente hospitalar com acompanhamento de um anestesista, sob anestesia geral.

É realizada uma pequena incisão na columela para acesso à estrutura nasal, as demais incisões são realizadas na parte interna do nariz. A duração média é de 3 horas, podendo variar de acordo com a maior ou menor complexidade do caso. Geralmente, a cirurgia ocorre pela manhã e no dia seguinte o paciente recebe alta e disponibilizamos o acompanhamento de uma técnica de enfermagem na primeira noite.

Geralmente não são utilizados tampões, porém pode haver dificuldade para respirar no pós-operatório inicial (como um resfriado forte). Utilizamos um curativo termo-moldável no dorso nasal.

Cuidados após o procedimento

Os curativos são retirados geralmente após 15 dias. Nas primeiras 72h é importante fazer repouso relativo. Recomendamos evitar a exposição solar por 2 meses ou enquanto as equimoses estiverem presentes. O edema (inchaço) pode durar cerca de 6 meses, sendo percebido como um endurecimento da ponta nasal. A paciente deve dormir de barriga para cima, não realizar massagens faciais ou tratamentos dentários por cerca de 30 dias.

As consultas de revisão devem ser realizadas conforme orientação médica.

Quanto tempo vai durar meu resultado?

Já é possível perceber mudanças no primeiro mês, porém o resultado definitivo é alcançado entre 6 meses e 1 ano.

Antes de se submeter a qualquer cirurgia é importante checar com seu médico se você cumpre os requisitos mínimos. Discuta sempre as informações do pós-operatório. Exponha suas expectativas em relação ao resultado. Desconfie de resultados milagrosos. Cirurgia plástica é uma ciência.

Lembre-se de procurar sempre um cirurgião plástico qualificado, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Compartilhe

Saiba mais sobre