Lipoaspiração

Apesar da realização de dietas e exercícios regulares, muitas pessoas apresentam depósitos de gordura localizados, causando por vezes desproporções no contorno corporal. Estes depósitos podem ocorrer por características genéticas, alterações do peso, falta de exercícios, dentre outros.

A lipoaspiração é a cirurgia que corrige ou minimiza estas alterações do contorno corporal, remodelando áreas específicas do corpo e removendo o excesso de gordura. Em alguns casos, a gordura retirada de uma região pode ser colocada em outra região do corpo, como a região glútea ou a face, para se alcançar a forma e harmonia desejadas.

A lipoaspiração pode ser realizada em diversas regiões como abdome, costas, região lombar, coxas, braços e pescoço ou associada a outros procedimentos.

A lipoaspiração não é indicada para perda de peso ou emagrecimento, mas para remoção de gordura localizada.

Termos como HIDROLIPO, MINILIPO, HIDROLIPOCLASIA, LIPOESCULTURA, dentre muitas outras nomenclaturas, são apenas termos comerciais utilizados com o intuito de mercantilizar e comercializar este procedimento cirúrgico.

É importante frisar que a lipoaspiração, quando realizada seguindo as recomendações técnicas em ambiente hospitalar, é uma cirurgia tão segura quanto qualquer outra, apresentando os mesmos riscos.

Sou candidato(a) ao procedimento?

A lipoaspiração pode ser indicada para você caso sua queixa seja gordura localizada em uma região específica do seu corpo.

O procedimento

A lipoaspiração é realizada em ambiente hospitalar, sob anestesia geral. Neste procedimento é realizada a infiltração de uma solução que diminui o sangramento na região a ser aspirada e pequenas incisões – geralmente menores que 5-8 mm – procurando áreas que não fiquem facilmente visíveis, quando possível. A lipoaspiração é realizada com cânulas de 3-4 mm de diâmetro. O procedimento dura cerca de 3 horas e o paciente dorme uma noite no hospital.

Cuidados após o procedimento

Após a lipoaspiração, o paciente deverá utilizar cinta cirúrgica durante cerca de 60 dias. É recomendada a drenagem lifática a partir do terceiro dia. Atividades diárias de cuidado pessoal podem ser realizadas pelo paciente desde o primeiro dia. Após um período inicial é comum se sentir bem, sem dor, porém é importante evitar atividades físicas e exposição solar.

As consultas de revisão devem ser realizadas conforme orientação médica.

Quanto tempo vai durar meu resultado?

Não é possível prever a durabilidade dos resultados da lipoaspiração, uma vez que o sucesso da cirurgia depende de diversos fatores individuais, variando de paciente para paciente, como fatores genéticos, hábitos de vida e cuidados com a pele.

É importante a associação de procedimentos dermatológicos e cuidados com a pele para a manutenção dos resultados.

Antes de se submeter a qualquer cirurgia é importante checar com seu médico se você cumpre os requisitos mínimos. Discuta sempre as informações do pós-operatório. Exponha suas expectativas em relação ao resultado. Desconfie de resultados milagrosos. Cirurgia plástica é uma ciência.

Lembre-se de procurar sempre um cirurgião plástico qualificado, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Compartilhe

Saiba mais sobre