Otoplastia

A otoplastia é o procedimento que visa corrigir a deformidade da orelha conhecida popularmente como orelha em abano.

A orelha em abano consiste na não formação de uma estrutura do pavilhão auricular conhecida como antihelix, que pode estar associada ou não a outras alterações auriculares.

Sou candidato(a) ao procedimento?

Caso você ou seu filho tenham as orelhas com a borda lateral mais distanciadas da cabeça, vocês podem ser candidatos à otoplastia. A idade ideal para realização do procedimento é após os 5 anos ou quando a cartilagem da orelha já se encontra plenamente desenvolvida.

Em relação às crianças, é importante que os pais não transfiram desejos ou ansiedades, mas que fiquem atentos a alterações de comportamento decorrentes de apelidos ou brincadeiras de mau gosto na escola pelos colegas. É importante preservar o desenvolvimento psíquico da criança.

O procedimento

A otoplastia é realizada em ambiente hospitalar com acompanhamento de um anestesista. É realizada uma incisão na parte de trás da orelha, por onde são realizadas as manobras necessárias para correção das alterações auriculares. Geralmente, a cirurgia ocorre pela manhã e o paciente recebe alta no mesmo dia ou no dia seguinte.

A duração média é de 1 hora, podendo variar de acordo com a maior ou menor complexidade do caso.

Cuidados após o procedimento

Após a otoplastia, o paciente vai para casa com um curativo em forma de capacete, que é retirado após 24 horas e substituída por uma bandagem. Nos meninos utilizamos uma faixa tipo tenista e nas meninas uma faixa tipo bailarina. Esta faixa deve ser utilizada por 45 dias. O paciente deve dormir de barriga para cima, não comprimindo ou traumatizando a orelha.

É importante fazer repouso relativo e evitar exposição solar por 2 meses ou enquanto as equimoses estiverem presentes.

As consultas de revisão devem ser realizadas conforme orientação médica.

Quanto tempo vai durar meu resultado?

Os resultados são observados logo nos primeiros dias, porém o edema e as equimoses podem ser intensos. O resultado definitivo é observado a partir do quarto mês, podendo variar de acordo com a resposta individual do paciente.

Antes de se submeter a qualquer cirurgia é importante checar com seu médico se você cumpre os requisitos mínimos. Discuta sempre as informações do pós-operatório. Exponha suas expectativas em relação ao resultado. Desconfie de resultados milagrosos. Cirurgia plástica é uma ciência.

Lembre-se de procurar sempre um cirurgião plástico qualificado, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Compartilhe

Saiba mais sobre