Cirurgia pós-bariátrica

A cirurgia bariátrica acarreta ao paciente uma grande variação no seu peso e, em alguns casos, há o aparecimento de flacidez e excesso de pele em determinadas regiões.

No abdome, forma-se uma alteração conhecida como “abdome em avental”, quando uma grande “dobra” de pele surge na região supre púbica, simulando um avental de pele. Esta alteração pode ocasionar transtornos locais como dermatite, odor desagradável, infecções de repetição e insatisfação com a autoimagem. Já nas mamas, pode ocorrer a perda de volume mamário com flacidez e grande excesso de pele. Além disso, outras alterações que podem ocorrer, incluindo flacidez de braços, pernas e região glútea.

Para a correção destas alterações, geralmente é necessário mais de um procedimento cirúrgico que constituem a cirurgia pós-bariátrica.

Sou candidato(a) ao procedimento?

A cirurgia pós-bariátrica pode ser indicada a pacientes que apresentam sequelas do emagrecimento com flacidez em diversas regiões do corpo e não há uma idade pré-definida para a realização deste procedimento. É muito importante discutir com seu médico o tamanho e posicionamento das cicatrizes.

O procedimento

A cirurgia pós-bariátrica não se trata de um procedimento padrão ou único. Durante a consulta o paciente deve expor seus anseios e discutir com o cirurgião a melhor sequência de procedimentos a ser realizada. É importante evitar procedimentos muito longos e com grandes perdas sanguíneas, uma vez que aumentam o risco cirúrgico.

Cuidados após o procedimento

De acordo com os procedimentos realizados na cirurgia pós-bariátrica, serão passadas orientações pós-operatórias individualizadas. É importante ressaltar que pode haver a necessidade de mais de um procedimento para se alcançar o resultado desejado.

Quanto tempo vai durar meu resultado?

Não é possível prever a durabilidade dos resultados da cirurgia pós-bariátrica, uma vez que dependem de diversos fatores individuais, variando de paciente para paciente, como fatores genéticos, hábitos de vida e cuidados com a pele.

É importante a associação de procedimentos dermatológicos e cuidados com a pele para a manutenção dos resultados.

Antes de se submeter a qualquer cirurgia é importante checar com seu médico se você cumpre os requisitos mínimos. Discuta sempre as informações do pós-operatório. Exponha suas expectativas em relação ao resultado. Desconfie de resultados milagrosos. Cirurgia plástica é uma ciência.

Lembre-se de procurar sempre um cirurgião plástico qualificado, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Compartilhe

Saiba mais sobre