A teoria moderna de envelhecimento facial correlaciona o envelhecimento com a perda de gordura dos compartimentos faciais. Esta perda de gordura vai ocasionar o aspecto de esqueletização da face e uma queda dos tecidos. A queda dos tecidos vai evidenciar e marcar as zonas de adesão a planos profundos na face, ocasionando rugas estáticas profundas.
Para as rugas estáticas e a reposição de volume da face usamos os preenchedores. Atualmente, recomendamos o ácido hialurônico.
O preenchedor ácido hialurônico pode ser aplicado em diversas áreas, como no tratamento das olheiras, bigode chinês e linhas de marionete. Quando utilizado para reposição de volume, provoca um efeito de lifting, diminuindo também as rugas em áreas adjacentes.
Além do tratamento das rugas, o preenchedor ácido hialurônico pode ser utilizado para aumento dos lábios, definição do contorno labial, correção de deformidades nasais e melhora do dorso da mão.
Sou candidato(a) ao procedimento?
Não há uma idade para se realizar a aplicação de preenchedores, pois isto vai depender de fatores genéticos e alterações decorrentes do estilo de vida, porém não recomendamos a crianças e adolescentes. Fatores como tabagismo e exposição solar podem ser prejudiciais.
Dependendo da gravidade das rugas, talvez o mais indicado possa ser uma cirurgia.
Para finalidades não estéticas específicas, você deve procurar um profissional habilitado e discutir as opções de tratamento.
O procedimento
As aplicações de preenchedores são realizadas ambulatoriamente, no consultório, sob efeito de anestésico tópico. O procedimento demora cerca de 10-15 minutos e os efeitos são percebidos imediatamente.
Cuidados após o procedimento
É importante não realizar atividades físicas, o abaixar a cabeça durante as 4 horas seguintes, evitar fontes de calor, saunas ou vôo.
Caso fique alguma equimose, a paciente deve evitar exposição solar até o seu desaparecimento.
Quanto tempo vai durar meu resultado?
Não é possível prever a durabilidade dos resultados da aplicação de preenchedores, uma vez que dependem de diversos fatores individuais, variando de paciente para paciente, como fatores genéticos, hábitos de vida e cuidados com a pele. A duração esperada vai depender da área tratada, podendo variar de 9 meses a 1 ano e meio.
É importante a associação de procedimentos dermatológicos e cuidados com a pele para a manutenção dos resultados.
Antes de se submeter a qualquer procedimento é importante checar com seu médico se você cumpre os requisitos mínimos. Discuta sempre com o seu médico e exponha suas expectativas em relação ao procedimento. Desconfie de resultados milagrosos. Cirurgia plástica é uma ciência.
Lembre-se de procurar sempre um cirurgião plástico qualificado, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.