Cirurgia pós-gestação

Frequentemente, após o parto, as mulheres apresentam algumas alterações no corpo que as incomodam. As áreas afetadas mais comumente são as mamas e o abdome.

As mamas aumentam de tamanho na gestação e durante a amamentação. Após este período podem diminuir, ficando flácidas e com o excesso de pele. O abdome aumenta, ocasionando distensão da pele e afastamento do músculo reto abdominal que, após o parto e retorno do útero ao tamanho normal, podem não retornar à sua forma original, dando ao abdome um aspecto protruso e com flacidez de pele.

Estas alterações podem ser tratadas em conjunto com a cirurgia pós-gestação.

Sou candidata ao procedimento?

A cirurgia pós-gestação pode ser indicada às pacientes que apresentam sequelas do emagrecimento com flacidez em diversas regiões do corpo e não há uma idade pré-definida para a realização deste procedimento. É importante discutir com o seu médico o tamanho e posicionamento das cicatrizes.

O procedimento

A cirurgia pós-gestação não se trata de um procedimento padrão ou único. Durante a consulta, a paciente deve expor os seus anseios e discutir com o cirurgião a melhor sequência de procedimentos a ser realizada. É importante evitar procedimentos muito longos e com grandes perdas sanguíneas, uma vez que aumentam o risco cirúrgico.

Cuidados após o procedimento

De acordo com os procedimentos realizados na cirurgia pós-gestação, serão passadas orientações pós-operatórias individualizadas. É importante ressaltar que pode haver a necessidade de mais de um procedimento para se alcançar o resultado desejado.

Quanto tempo vai durar meu resultado?

Não é possível prever a durabilidade dos resultados da cirurgia pós-gestação, uma vez que dependem de diversos fatores individuais, variando de paciente para paciente, como fatores genéticos, hábitos de vida e cuidados com a pele.

É importante a associação de procedimentos dermatológicos e cuidados com a pele para a manutenção dos resultados.

Antes de se submeter a qualquer cirurgia é importante checar com seu médico se você cumpre os requisitos mínimos. Discuta sempre as informações do pós-operatório. Exponha suas expectativas em relação ao resultado. Desconfie de resultados milagrosos. Cirurgia plástica é uma ciência.

Lembre-se de procurar sempre um cirurgião plástico qualificado, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Compartilhe

Saiba mais sobre