A blefaroplastia é o procedimento cirúrgico que visa a correção dos efeitos do envelhecimento ou alterações hereditárias das pálpebras, restaurando o aspecto natural da região periorbitária, conferindo um olhar leve e descansado.
A blefaroplastia pode melhorar alguns pontos específicos da região dos olhos como o excesso de pele da pálpebra superior, que dificulta o uso de maquiagem, e, em casos severos, atrapalha o campo visual conferindo um aspecto de cansaço e tristeza. Outra alteração que é motivo de queixa frequente dos pacientes é o excesso de gordura das pálpebras, que dá um aspecto edemaciado às pálpebras, também contribuindo para a imagem de cansaço.
Além de alterações estéticas, a blefaroplastia pode corrigir também alterações que afetam o funcionamento das pálpebras como:
- a flacidez da pálpebra inferior ocasionando a queda e dificuldade para lubrificação e proteção dos olhos
- queda da pálpebra superior, conhecida como ptose palpebral, que impossibilita ou dificulta a abertura ocular
Sou candidato(a) ao procedimento?
Não há uma idade para se realizar a blefaroplastia, pois isto vai depender de fatores genéticos e alterações decorrentes do estilo de vida. Fatores como tabagismo e exposição solar podem ser prejudiciais.
A blefaroplastia pode ser associada a outros procedimentos como a cirurgia da face ou rinoplastia por exemplo.
O procedimento
A blefaroplastia é realizada em ambiente hospitalar com acompanhamento de um anestesista, sob anestesia local e sedação. Geralmente, a cirurgia ocorre pela manhã e a tarde o paciente recebe alta.
A duração média é de 1 hora, podendo variar de acordo com a maior ou menor complexidade do caso.
Cuidados após o procedimento
Após a blefaroplastia, é importante o uso de compressas geladas nas primeiras 48-72h, quando o paciente deve fazer repouso relativo. Atividades físicas devem ser evitadas por pelo menos 15 dias, assim como a exposição solar por 2 meses ou enquanto as equimoses estiverem presentes.
As consultas de revisão devem ser realizadas conforme orientação médica.
Quanto tempo vai durar meu resultado?
Não é possível prever a durabilidade dos resultados da blefaroplastia, uma vez que dependem de diversos fatores individuais, variando de paciente para paciente, como fatores genéticos, hábitos de vida e cuidados com a pele.
É importante a associação de procedimentos dermatológicos e cuidados com a pele para a manutenção dos resultados.
Antes de se submeter a qualquer cirurgia é importante checar com seu médico se você cumpre os requisitos mínimos. Discuta sempre as informações do pós-operatório. Exponha suas expectativas em relação ao resultado. Desconfie de resultados milagrosos. Cirurgia plástica é uma ciência.
Lembre-se de procurar sempre um cirurgião plástico qualificado, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.