Ninfoplastia

Muitas mulheres apresentam um aumento dos pequenos lábios vaginais, podendo ocasionar dor ou desconforto durante o ato sexual ou incômodo com o uso de calças apertadas ou roupas de ginástica. Os pequenos lábios têm uma função protetora do intróito vaginal e devem ser preservados. Nos casos em que há um aumento de tamanho, os lábios vaginais podem ser reduzidos. Já nos casos de envelhecimento, ocorre a perda do volume dos grandes lábios, que também é motivo de queixa estética que pode ser corrigida com o uso de enxertos de gordura. A essa cirurgia para a redução ou correção da hipertrofia dos pequenos lábios, denominamos de ninfoplastia ou cirurgia íntima.

Sou candidata ao procedimento?

A ninfoplastia é indicada para pacientes com aumento dos pequenos lábios e sintomas de desconforto local.

O procedimento

A ninfoplastia é realizada em ambiente hospitalar, sob anestesia local ou peridural. É realizada a redução dos pequenos lábios, podendo ou não associar à lipoenxertia. São usados pontos absorvíveis, evitando assim a necessidade de retirar pontos. O paciente pode receber alta no mesmo dia.

Cuidados após o procedimento

Para se submeter à ninfoplastia, a paciente deverá realizar a higiene local com um cuidado especial, evitar exercícios físicos e se abster de atividade sexual por cerca de 45 dias.

Atividades diárias de cuidado pessoal podem ser realizadas pela paciente desde o primeiro dia.

As consultas de revisão devem ser realizadas conforme orientação médica.

Antes de se submeter a qualquer cirurgia é importante checar com seu médico se você cumpre os requisitos mínimos. Discuta sempre as informações do pós-operatório. Exponha suas expectativas em relação ao resultado. Desconfie de resultados milagrosos. Cirurgia plástica é uma ciência.

Lembre-se de procurar sempre um cirurgião plástico qualificado, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Compartilhe

Saiba mais sobre