Ritidoplastia

A ritidoplastia é o procedimento que visa corrigir ou atenuar os efeitos do envelhecimento na face e pescoço, conferindo um ar leve e descansado.

A queda das estruturas do terço médio e inferior da face, associada à flacidez dos tecidos e perda de gordura facial provocam o aparecimento de sulcos em regiões de adesão dos tecidos aos planos profundos, os famosos bigode chinês e linhas de marionete (sulco naso-jugal e naso-labial). Além disto, a queda dos tecidos ocasiona uma perda de definição do contorno facial. No pescoço, estas alterações provocam o aparecimento das bandas platismais associadas à flacidez da pele.

O processo de envelhecimento e a maneira como a pele e tecido subcutâneo vão se comportar estão relacionados a fatores genéticos e ligados ao estilo de vida. A hidratação da pele, a prevenção do foto-envelhecimento e evitar o tabagismo são medidas que previnem o envelhecimento e ajudam a alcançar um melhor resultado no pós-operatório.

Sou candidato(a) ao procedimento?

Não há uma idade genérica para se realizar a ritidoplastia, mas, geralmente gira em torno dos 50 anos. Isto vai depender de fatores genéticos e alterações decorrentes do estilo de vida, como tabagismo e exposição solar.

O procedimento

A ritidoplastia é realizada em ambiente hospitalar com acompanhamento de um anestesista, sob anestesia geral.

A duração média é de 3 horas, podendo variar de acordo com a maior ou menor complexidade do caso. Geralmente, a cirurgia ocorre pela manhã e no dia seguinte o paciente recebe alta e disponibilizamos o acompanhamento de uma técnica de enfermagem na primeira noite.

Cuidados após o procedimento

O paciente vai para casa com um curativo em forma de capacete, que é retirado após 24-48h. É importante fazer repouso relativo e evitar exposição solar por 2 meses ou enquanto as equimoses estiverem presentes. O paciente deve dormir de barriga para cima, não realizar massagens faciais ou tratamentos dentários.

As consultas de revisão devem ser realizadas conforme orientação médica.

Quanto tempo vai durar meu resultado?

Não é possível prever a durabilidade dos resultados da ritidoplastia, uma vez que dependem de diversos fatores individuais, variando de paciente para paciente, como fatores genéticos, hábitos de vida e cuidados com a pele.

É importante a associação de procedimentos dermatológicos e cuidados com a pele para a manutenção dos resultados.

Antes de se submeter a qualquer cirurgia é importante checar com seu médico se você cumpre os requisitos mínimos. Discuta sempre as informações do pós-operatório. Exponha suas expectativas em relação ao resultado. Desconfie de resultados milagrosos. Cirurgia plástica é uma ciência.

Lembre-se de procurar sempre um cirurgião plástico qualificado, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Compartilhe

Saiba mais sobre