As respostas para as principais dúvidas sobre Lipoaspiração

Olá, pessoal!

Em meio a tantos assuntos em cirurgia plástica, pensamos: “Por que não abordar um dos mais famosos procedimentos da nossa área de uma forma diferente?”. Foi então que decidimos fazer este artigo para elucidar as principais dúvidas que recebemos quando se trata de lipoaspiração.

 

Você talvez esteja pensando que já ouviu muito sobre a lipo (como chamamos no dia a dia), mas é aí que mora o perigo: por vezes acabamos tomando como verdade alguns mitos, de tanto serem repetidos em fontes pouco confiáveis. Portanto aproveite a oportunidade! Se você gostar do conteúdo, pode mandar pra alguém pensando em fazer uma lipoaspiração, hein! 😉

O que é a Lipoaspiração?

Antes de ir para as dúvidas mais comuns, é importante definir o que de fato a lipoaspiração, concorda? Bom, o nome já dá uma dica! A parte final “aspiração” tem o mesmo significado que todo mundo conhece. Como em uma limpeza, na lipoaspiração acontece uma sucção de gordura localizada, de dentro do nosso corpo para fora, através de finos tubos (cânulas). A primeira parte, “Lipo”, vem do grego Lípos, que significa “substância gorda”.

A lipoaspiração é a cirurgia que corrige ou minimiza alterações do contorno corporal, remodelando áreas específicas do corpo e removendo o excesso de gordura. Em alguns casos, a gordura retirada de uma região pode ser colocada em outra região do corpo, como a região glútea ou a face, para se alcançar a forma e harmonia desejadas. Agora podemos passar aos principais tópicos sobre o tema!

1.    “A lipoaspiração é um procedimento simples, por isso é tão realizado!”

As respostas para as principais dúvidas sobre Lipoaspiração

Não é verdade. Por mais que, segundo os dados mais recentes da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, seja realizado quase 230 mil vezes por ano, a lipoaspiração não é um procedimento simples e demanda experiência em cirurgia.

Alguns pontos são muito importantes: que seja respeitado o limite de segurança de cada paciente quando se trata de quantidade de gordura a ser aspirada; o posicionamento das cânulas, que são introduzidas por micro-incisões na pele, pois podem atingir algum órgão; e também que haja cautela com a realização em várias partes do corpo na mesma cirurgia, exigindo muito do corpo. Se algum cirurgião te oferecer vantagens financeiras em troca de menos tempo para realizar a lipoaspiração em áreas diversas, desconfie!

2. “Finalmente vou conseguir emagrecer e chegar ao meu corpo dos sonhos com a Lipoaspiração?”

As respostas para as principais dúvidas sobre Lipoaspiração

Gostaríamos que fosse verdade, porque às vezes dá preguiça de ir à academia, né? Mas isso é mito! A lipoaspiração em nenhum caso tem como objetivo a perda de peso. Na verdade ela é uma etapa seguinte ao processo de emagrecimento, pois modela o corpo, evidenciando os resultados dos seus exercícios físicos. Segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), só é permitido retirar 7% do peso corporal da pessoa em gordura, através de procedimentos estéticos.

Se você está distante do seu peso ideal, é melhor pensar em ter uma rotina mais ativa, buscar uma alimentação mais equilibrada e só depois buscar a cirurgia plástica. Caso contrário, um procedimento que visa aumentar sua autoestima pode te decepcionar ainda mais e ter o efeito oposto!

3. “Se eu me exercitar mais, consigo ter os mesmos resultados da Lipoaspiração?”

As respostas para as principais dúvidas sobre Lipoaspiração

Essa é difícil, pois a resposta varia de pessoa para pessoa. O que você precisa entender é que as condições genéticas afetam muito a forma como as pessoas engordam (ou ganham peso, não necessariamente gordura). Vamos usar um exemplo para ficar mais fácil de visualizar:

Alexandre se exercita pouco e está razoavelmente acima do seu peso, porém não possui grande acúmulo de gordura abdominal, tendo uma aparência “inchada” que não lhe causa extremo desconforto. Fábio, por sua vez, se exercita bastante e está próximo do seu peso ideal, mas possui grande acúmulo de gordura abdominal, que lhe confere um aspecto visualmente mais gordo.

Ainda que esteja mais próximo do seu peso ideal, neste caso a lipoaspiração seria mais indicada para o Fábio, enquanto provavelmente se o Alexandre se exercitasse bastante teria um resultado visual próximo ao do procedimento.

Por isso é fundamental ser sincera, objetiva e se consultar com o cirurgião plástico antes de criar qualquer expectativa. Só ele poderá avaliar suas condições gerais (físicas, alimentares, genéticas) e apontar a melhor solução para sua beleza e autoestima.

4. “Depois de fazer a Lipoaspiração vou ter mais dificuldade para engordar?”

As respostas para as principais dúvidas sobre Lipoaspiração

Mais uma questão complexa. A resposta é não, porém o efeito visual causado pela lipoaspiração vai fazer com que pareça que sim. No fundo é simples: o procedimento é voltado especificamente para regiões onde acontece o maior acúmulo de gordura no nosso corpo, certo? Isso significa que ao longo da vida adquirimos a gordura desses locais, agora renovados.

Assim, se engordarmos alguns quilos após uma lipoaspiração, teremos a impressão que não engordamos, pois aquela região tão visada quando olhamos no espelho, continua aparentemente “magra”. Fuja das soluções fáceis e dos “milagres” anunciados por algumas clínicas! Todo procedimento estético terá excelentes resultados se realizado por um profissional qualificado e se for combinado com uma vida saudável.

5. “A Lipoaspiração vai reduzir minhas celulites?”

As respostas para as principais dúvidas sobre Lipoaspiração

É verdade em parte. A celulite é uma cicatriz interna (traves de fibrose) que, com o tempo, dificulta a circulação e aumenta o inchaço causado pela retenção de líquidos, normal em toda mulher, pois é consequência dos hormônios estrógeno e progesterona.

Assim como dissemos no item 4, a impressão visual é maior do que o efeito real da lipoaspiração nas celulites, pois o processo pode eliminar algumas dessas traves de fibrose e ainda diminuir a protuberância desses pequenos pontos de inchaço.

De qualquer forma, para tratar as celulites, indicamos que procure procedimentos específicos e não se mantenha somente na estética – quando se fala nesse incômodo, a prevenção é um dos grandes aliados das mulheres.

Gostou do nosso artigo? Sua opinião é muito importante pra gente! Se ainda tem dúvidas sobre este ou outro procedimento em cirurgia plástica, não perca tempo e entre em contato conosco! A Clínica Dr. Fabricio Regiani terá o maior prazer em lhe atender. Quem sabe não agendamos uma visita?

Saiba mais sobre