Rinoplastia aberta ou fechada?

Ei, pessoal.

Como comentamos no último artigo, a rinoplastia é uma das cirurgias mais requisitadas em todo o mundo e aqui na Clínica Fabricio Regiani não poderia ser diferente. Só que muitas vezes surgem dúvidas que podem atrapalhar todo o processo de decisão dos pacientes e criar ilusões do que seria mais adequado a cada caso individualmente. Uma dessas questões polêmicas é a técnica utilizada para a realização da rinoplastia, que pode ser aberta ou fechada. Vamos, então, entender como cada uma funciona!

Rinoplastia fechada

Quando a rinoplastia se popularizou, o cirurgião plástico criava um túnel até a região a ser modificada dentro do nariz. Na variação clássica da rinoplastia fechada, o médico realiza toda a cirurgia sem qualquer visualização das áreas a serem alteradas. Já na versão parcial, são realizadas algumas incisões no interior do nariz, expondo as cartilagens da ponta nasal, com visualização parcial das modificações necessárias ao procedimento.

Vantagens

Com certeza, o que mais agrada os pacientes ao conhecerem a técnica da rinoplastia fechada é que as incisões são feitas na parte interna do nariz, sem necessidade de cicatrizes visíveis. Além disso, alega-se que o pós-operatório deste método proporciona menos inchaço e recuperação menos incômoda e rápida.

Desvantagens

Essa técnica, que era muito utilizada no século passado, traz algumas desvantagens críticas, pois a visibilidade das estruturas nasais é completamente comprometida dependendo do grau de complexidade necessária para a realização da cirurgia. Não entender a anatomia nasal de cada indivíduo pode comprometer os resultados que necessitem de precisão.

Rinoplastia aberta

Através de uma incisão na columela, é possível descolar toda a cobertura do nariz na técnica de rinoplastia aberta, permitindo que se veja as estruturas nasais a serem alteradas.

Vantagens

Parece meio óbvio dizer que o nível de precisão da técnica de rinoplastia aberta seja mais evidente, concorda? E é verdade! O cirurgião plástico conta com uma ampliação do seu campo de visão, o que permite descobrir exatamente os elementos que precisam ser corrigidos com precisão máxima e vantagens para a suturação, garantindo resultados mais previsíveis e satisfatórios.

Desvantagens

O maior medo dos pacientes que são apresentados à técnica de rinoplastia aberta é a de ficarem com cicatrizes aparentes, mas saiba que as cicatrizes dessa cirurgia são geralmente imperceptíveis quando realizada por um profissional capacitado e experiente.

Outro receio comum da técnica aberta é com relação ao pós-operatório que pode causar edemas mais demorados, o que retarda um pouco a obtenção do resultado final se comparada à técnica fechada. Todavia, muitos estudos comprovam que essa diferença não é tão expressiva.

Qual técnica é a melhor?

De acordo com o estudo realizado em 82 casos de rinoplastia por Lintz, é extremamente importante respondermos a essa pergunta ao medirmos o índice de satisfação dos pacientes aos seguintes pontos:

  • A rinoplastia aberta apresentou um índice de satisfação 13% mais alto se comparado à técnica fechada;
  • O índice de pacientes que se submeteram a uma segunda operação foi duas vezes mais alto nos casos das técnicas fechadas.

Portanto, o que mais indicamos na Clínica Fabrício Regiani é a execução da rinoplastia aberta, mas isso não é regra e cada caso deve ser tratado de forma individual de acordo com a análise complexa das necessidades do paciente. Aqui vai uma dica preciosa: durante a consulta com o seu cirurgião plástico é seu dever perguntar por qual técnica será utilizada e o porquê de sua preferência ser melhor frente a outra modalidade, combinado?

Você tem mais alguma dúvida sobre a técnica ideal de execução da rinoplastia? Fique à vontade para entrar em contato com a Clínica Fabrício Regiani e tirar suas dúvidas.

Saiba mais sobre