Quando se pensa em locais que geram incômodo para qualquer pessoa, a região abdominal – popularmente chamada de “barriga” – é uma das primeiras a ser lembrada, concordam? E se, dentre as soluções estéticas, a cirurgia plástica aparece como a principal, logo se pensa na Abdominoplastia.
É justamente por isso que resolvemos fazer este artigo: destacar o principal benefício deste procedimento, que traz mais harmonia ao seu corpo sim, mas pode mudar totalmente a sua autoestima.
O que é exatamente a Abdominoplastia?
A Abdominoplastia uma cirurgia plástica que busca corrigir excessos de pele e gordura na região abdominal. Além disso, ela também repara os músculos abdominais, quando enfraquecidos e separados. Sua realização é em ambiente hospitalar, com a presença de um anestesista, além de um cirurgião com no mínimo 11 anos de prática, e exige alguns dias de cuidados especiais no pós-operatório.
Eu sou candidata(o) a realizar uma Abdominoplastia?
Muita gente pensa que há uma idade específica para realização da cirurgia plástica, mas nesse caso, não é verdade. A abdominoplastia só não é indicada para mulheres que ainda queiram ser mães através de uma gravidez, e pessoas que já tenham realizado outros procedimentos na região.
Na fase de pré-operatório, é fundamental para o sucesso do procedimento que você tenha um Índice de Corpórea (IMC) próximo ao indicado para seu peso e altura. Isso nos leva a uma das informações mais importantes relacionadas à abdominoplastia: ela não tem como objetivo a perda de peso ou retirada massiva de gordura. Seu foco é restaurar o aspecto do abdome, eliminando os excessos de pele e também de gordura.
Por isso, dependendo do caso, nós recomendamos um acompanhamento nutricional anterior à cirurgia plástica. Tudo isso para o(a) paciente obter resultados mais duradouros!
Como não se iludir com uma Abdominoplastia
Já falamos como essa cirurgia plástica não objetiva a perda de peso, então por que não deixar claro desde o início o que você não vai conseguir com uma abdominoplastia? Nós sabemos que para muitas mulheres e homens, a cirurgia plástica é um sonho que demanda muito esforço para se realizar. Assim, nada mais justo do que compartilhar com vocês as informações de forma transparente, de acordo com as dúvidas mais comuns trazidas por pacientes do Instituto PERFACE.
- Estrias: a não ser que elas estejam localizadas na região abaixo do umbigo, que será ressecada, a abdominoplastia não as elimina.
- Exercício físico: Pode parecer um caminho mais fácil, corrigir diretamente o local do “problema”, que é a gordura abdominal. Mas é muito importante ressaltar que essa cirurgia plástica não substitui um programa regular de exercícios físicos que, além de levar á perda de peso, comprovadamente tem ganhos nas áreas cardiovascular e cerebral, evitando doenças como a diabetes e a hipertensão.
- Dieta balanceada: Como dissemos, não existem atalhos quando o assunto é saúde. Se você quiser tornar sua dieta mais saudável e equilibrada, conheça os nossos diversos serviços em nutrição, mas não pense na abdominoplastia, pelo menos por enquanto!
- Manutenção de peso: A durabilidade dos resultados de uma cirurgia plástica depende de vários fatores e, no caso da abdominoplastia, manter o seu IMC perto do ideal é uma dela! Por isso não ache que após o procedimento você pode esquecer de cuidar do seu corpo, combinado?
Quais são os resultados da Abdominoplastia?
A região abdominal é uma das áreas do corpo que mais pode afetar a autoestima de uma pessoa. Os motivos são vários: os modelos de roupas infelizmente ainda seguem um biótipo magro; a “barriga” representa o oposto do que hoje é considerado o “corpo ideal” – atlético e tonificado – pela sociedade, que chega até a impor padrões impossíveis e perigosos para a saúde, como a “barriga negativa”.
É por isso que o principal benefício da abdominoplastia está na autoestima! Como deixamos claro, ele precisa ser antecedido por um processo de aproximação do IMC indicado para o seu tipo de corpo, o que favorece o ganho de saúde. Depois, sem o excesso de gordura, pele e flacidez local você pode finalmente conquistar o corpo dos seus sonhos.
E com esses resultados vem um contorno corporal mais suave, de acordo com as suas características pessoais, deixando pra trás aquele contraste maior que existia antes.
O efeito final fica mais visível para ser observado totalmente quando pode-se ficar na vertical – que ocorre depois do processo de cicatrização interno, em até duas semanas. Mas a sensação de volume diminuído na região ocorre logo após passarem os efeitos da anestesia.
Ainda tem alguma dúvida sobre a abdominoplastia ou quer saber mais sobre outras cirurgias plásticas? Entre em contato conosco ou agende uma visita, será um prazer para o Instituto PERFACE responder aos seus questionamentos.