Por que realizar a cirurgia pós-bariátrica?

Olá, pessoal!

Neste artigo nós vamos abordar uma cirurgia plástica que está entre as que mais proporcionam ganhos de autoestima – além de estéticos – nos pacientes que a realizam: a cirurgia pós-bariátrica. Vamos explicar como ela funciona e seus principais benefícios, além das indicações e cuidados necessários após o procedimento.

Quem é indicado a fazer a cirurgia pós-bariátrica?

Como o nome já aponta, o público-alvo da cirurgia pós-bariátrica é composto por pessoas que passaram pelo processo e se recuperaram plenamente depois da operação. Contudo, ela não é restrita a eles: apesar de raros, existem casos que também atendem às especificidades desta cirurgia plástica, que busca corrigir os efeitos da variação muito grande de peso, responsável por flacidez e excesso de pele.

Quais são as regiões do corpo mais beneficiadas pela cirurgia pós-bariátrica?

Como concentra a maior parte do acúmulo de gordura do corpo na maioria das pessoas, especialmente nas que sofrem com a obesidade, o abdome é a uma das principais regiões beneficiadas.

Após a cirurgia bariátrica, é comum que se forme uma alteração conhecida como “abdome em avental”, que nada mais é do que uma grande “dobra” de pele acima do púbis, próxima ao umbigo. Esta condição pode acarretar transtornos como dermatite (inflamação na pele), odor desagradável, infecções de repetição e insatisfação com a imagem e a silhueta.

No caso das mulheres, a região mamária costuma ser muito afetada pela cirurgia bariátrica. Isso acontece igualmente em razão da diminuição radical do peso, que ocasiona perda de volume nas mamas, podendo deixá-las “pendentes” e flácidas.

Outras regiões também podem ser beneficiadas com a pós-bariátrica: é o caso dos braços, especialmente na parte ao redor do bíceps e tríceps, pois costuma haver excesso de pele; pernas, na parte posterior das coxas, ao redor dos joelhos, dentre outros locais específicos; e glúteos, onde a perda de volumecoincide usualmente com falta de musculatura desenvolvida.

Por que a cirurgia pós-bariátrica é necessária?

Todos nós sabemos que o nosso corpo é feito para se adpatar aos nossos padrões de comportamento, não é mesmo? Por exemplo: se comemos pouco, ele emitirá determinados sinais que são recebidos pelo nosso cérebro e “traduzidos” em necessidade de comer mais (fome) e/ou uma diminuição no gasto calórico (menos energia).

Por este motivo, a cirurgia bariátrica é considerada uma solução radical para a obesidade. Antes de chegar a ela, quando é possível, são realizadas uma série de tentativas para perda de peso de outras maneiras: reeducação alimentar, criação de novos hábitos, rotina de exercícios físicos, controle hormonal…São muitos os tratamentos que têm o mesmo objetivo. Contudo, nem sempre esperar é uma opção.

Como já podemos notar, a cirurgia bariátrica é uma medida drástica que reduz muito a quantidade de calorias ingeridas pelo indivíduo. Isso resulta em uma perda de peso “relâmpago”, pela qual o nosso corpo não está esperando passar. Quando sofre o impacto da ingestão muito menor de calorias, automaticamente começa a consumir toda a gordura corporal, que funciona na prática como uma espécie de reserva energética. Essa gordura ocupa espaço e é envolta por pele, daí a flacidez e o excesso de tecido.

A solução da cirurgia pós-bariátrica consiste em corrigir essas questões e remodelar o corpo do paciente, tendo como base sua nova silhueta, peso e condições de saúde.

Quais são os benefícios da cirurgia pós-bariátrica?

Corrigir o excesso de pele e flacidez significa muito mais do que conferir um novo contorno corporal ao paciente e evitar doenças de pele. Nós sabemos que devido ao preconceito social e práticas nefastas como o bullying na infância e na adolescência, frequentemente, pessoas obesas sofrem com problemas de autoestima. Por isso, a cirurgia bariátrica é apenas o primeiro passo.

Em condições adversas de saúde, podendo desenvolver problemas sérios como diabetes e hipertensão, é muito comum que essas pessoas que sofrem de obesidade não encontrem forças mentais para praticar exercícios físicos ao ar livre ou mesmo companhia para realiza-los. A batalha contra a balança geralmente se torna também contra a falta de autoestima.

É neste ponto que a cirurgia pós-bariátrica pode auxiliar de forma decisiva. Com a flacidez e excesso de pele diminuídos, ações simples que antes se transformavam em dificuldade se tornam mais fáceis, como renovar o guarda-roupa, praticar esportes e ter momentos de lazer ao ar livre. Auxiliar o paciente a atingir um nível de autoestima satisfatório, possibilitando que ele realize todas as suas atividades e conquiste a saúde buscada no início do processo de emagrecimento, em todos os sentidos: eis a missão deste procedimento.

Ainda tem dúvidas sobre a cirurgia pós-bariátrica? Deseja outras informações sobre cirurgia plástica? Entre em contato conosco! A Clínica Dr. Fabricio Regiani terá um imenso prazer em lhe atender, tirar suas dúvidas e agendar uma visita.

Learn more about