Rinoplastia: mitos e verdades.

Ei, pessoal!

Um dos procedimentos mais desejados pelos pacientes na Clínica Fabricio Regiani é a rinoplastia. Só que chegam ao consultório tantos pacientes com dúvidas e estigmas tão infundados que preferimos falar sobre o assunto e desmitificar alguns conceitos. Por isso, o Dr. Fabricio traz informações que vão clarear o seu entendimento. 😉

Sem dúvida alguma, a rinoplastia é uma das cirurgias em que os pacientes mais se afligem, muitas vezes pelo fato de que o nariz é um elemento no rosto que altera totalmente a feição de uma pessoa. Já adianto que a rinoplastia não serve apenas para melhorar o aspecto estético nasal. Esse procedimento visa corrigir desproporções e melhorar a aparência do nariz, tornando-o mais harmonioso com o restante da face, mas também aspectos funcionais podem ser corrigidos, inclusive alterações decorrentes de traumatismos.

Para se submeter a uma rinoplastia, é ideal que você procure um cirurgião capacitado e experiente que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e que tire todas as suas dúvidas sem carregar os estigmas que podem atrapalhar o seu processo de decisão e, inclusive, de percepção dos resultados da cirurgia. Para ajudar você, vamos adiantar algumas das principais dúvidas sobre esse procedimento.

Toda rinoplastia confere um nariz padrão?

Essa afirmação é uma das maiores inverdades existentes! A rinoplastia visa tornar o nariz um elemento mais harmonioso com a totalidade da face e, logicamente, toda pessoa tem a sua individualidade. Faz parte do trabalho e experiência do cirurgião plástico, proporcionar as melhorias que se adequem ao seu caso em específico e nunca você terá um modelo padrão de nariz. Mesmo que o paciente queira um formato nasal parecido com o de uma outra pessoa, cabe ao cirurgião interpretar se é a melhor opção para a sua paciente e sugerir opções de formas ainda mais apropriadas, priorizando sempre a harmonia e contentamento do paciente, gerenciando expectativas infundadas.

A rinoplastia melhora a rinite e a sinusite?

Isso é um mito! Rinite e sinusite são processos alérgicos que a rinoplastia não vai alterar em nada. Em alguns casos, pode haver melhoras da obstrução nasal, mas o paciente não deixa de ser uma pessoa alérgica.

A rinoplastia é muito dolorosa!

Também é um mito! A rinoplastia é uma cirurgia pouco dolorosa, geralmente. Em sua maioria, os pacientes reclamam de mal-estar nasal similar a uma gripe e analgésicos convencionais dão conta do recado assim como compressas de gelo logo no dia seguinte à cirurgia.

Quem faz rinoplastia precisa ficar com o curativo no nariz?

Verdade! Logo na primeira semana, o curativo é uma espécie de placa, já na segunda, é apenas uma fita de micropore. Vale lembrar que os curativos são necessários nessas duas semanas para a estabilização e proteção da estrutura nasal e cicatrização adequada.

São utilizados materiais plásticos na rinoplastia?

Isso é um mito absurdo! Acredito que pelo fato de a cirurgia plástica ter esse nome, algumas pessoas relacionam o termo “plástico” como se fossem utilizadas peças de material plástico para conferir as mudanças desejadas pelo pacientes em uma rinoplastia. Isso realmente não é verdade! Quando é necessário aumentar o dorso nasal, acrescenta-se enxertos cartilaginosos do próprio paciente que são modelados para apresentarem formas mais naturais possíveis, sem gerar deformidades das áreas retiradas.

A rinoplastia é a única cirurgia que não deixa cicatrizes aparentes?

Também é verdade! Os pontos originados pela rinoplastia são internos e não há necessidade alguma de remoção. A cirurgia pode ser feita sem nenhum corte na pele externa ou em alguns casos com uma pequena incisão na parte debaixo no nariz, mas totalmente imperceptível.

Esperamos que alguns mitos tenham sido descartados e fique à vontade para entrar em contato com a Clínica Fabrício Regiani pela seção de comentários abaixo ou preenchendo o formulário de contato aqui em nosso site se você tiver alguma outra questão ou dúvida sobre a rinoplastia, ok?

Sua beleza é preciosa! Conte conosco para lapidá-la ainda mais!

Compartilhe

Saiba mais sobre