Previna-se contra o câncer de mama!

O mês de outubro chegou e com ele o movimento popular internacional conhecido como Outubro Rosa. O movimento defende a luta contra o câncer de mama desde 1990 e todas as ações são direcionadas a conscientização e a importância do diagnóstico precoce da doença que atinge milhares de brasileiras a cada ano.

O câncer de mama é um dos principais tipos de câncer que acomete as mulheres, mas com uma boa chance de cura se diagnosticado precocemente. Na maioria das vezes, o tumor se inicia na mama, pode atingir a axila e até mesmo evoluir para outros órgãos. A forma de tratamento é determinada pela extensão e tipo do tumor.

O câncer de mama não pode ser evitado, mas pode ser descoberto ainda bem pequeno e em uma condição chamada “in situ”, ou seja, localizado . Por essa razão, é fundamental realizar o exame de rastreamento anual a partir dos 35 anos, assim como o autoexame das mamas pelo menos 1 vez por mês.

Sintomas do câncer de mama

O câncer de mama é silencioso em sua fase inicial e não causa sintomas. Na fase precoce pode não ser palpável e a mamografia e US são as únicas formas de diagnostica-lo. A presença de nódulos palpáveis nas mamas, áreas de espessamento ou retrações da pele e a saída de líquidos de coloração avermelhada são sinais de que você deve procurar imediatamente o seu médico.

Tratamento para o câncer de mama

O tratamento para o câncer de mama é multidisciplinar e conta com a participação de um cirurgião, um oncologista clínico e um radio-oncologista.

Cuide de você e alerte outras pessoas sobre a prevenção expandindo o Outubro Rosa!

Saiba mais sobre