Botox: tudo que você precisa saber!

Ei, pessoal!

Sabem aquelas rugas que surgem com o movimento facial, como ao franzir a testa, ao sorrir, ou ao apertar os olhos e que nos incomodam e dão aquele ar de cansaço e de envelhecimento? Não se desesperem, pois, atualmente, a aplicação de toxina botulínica (Botox/DySport) é um método efetivo e temporário no tratamento de rugas que aparecem com o movimento facial, promovendo uma amenização e, algumas vezes, até mesmo o seu desaparecimento.

Por mais que seja um procedimento não invasivo que está se tornando muito comum entre os brasileiros, o Dr. Fabrício Regiani vem para tirar algumas dúvidas e desvendar alguns mitos que já ouvimos por aí sobre o Botox.

Afinal, o que é Botox?

A toxina botulínica é um medicamento de origem biológica oriundo da bactéria Clostridium botulinium, utilizada no meio médico para diversos fins como tratamento e prevenção de rugas, hiperidrose (quadros de suor excessivo em determinadas partes do corpo) e, estudos recentes revelam que ele também tem efeitos comprovados contra a enxaqueca e depressão. O nome comercial Botox é uma marca registrada de toxina botulínica tipo A do laboratório Allergan, mas existem também o Dysport, da Galderma, e Prosigne, da Crisália.

Que tipos de situações o Botox pode ser utilizado?

Para o tratamento e prevenção de rugas, o Botox deve ser utilizado apenas para as rugas ditas dinâmicas, aquelas que aparecem apenas com o movimento dos músculos, como as linhas de expressão da testa e os pés-de-galinha. Se a sua intenção é prevenir as rugas mais evidentes, que aparecem sem você movimentar o rosto, como o bigode chinês ou olheiras causadas pelos olhos fundos, o ideal é optar pelo preenchimento à base de ácido hialurônico, até mesmo para as pacientes que desejam aumentar o volume dos lábios. A regra é simples: Botox paralisa, preenchimento dá volume, ok?

Perdemos a expressão com o uso do Botox?

Não tome como verdade alguns casos exagerados de algumas pessoas que optam pela artificialidade dos resultados e/ou escolheram profissionais que não são especialistas quanto à aplicação de Botox. Atualmente, preza-se muito pelos resultados naturais e, principalmente, em proporcionar uma aparência mais descansada.

Existe alguma idade recomendada para iniciar o uso do Botox?

Se a pessoa precisa do tratamento, ele pode ser indicado sem restrições de idade. Mesmo jovens com tendência à maior formação de rugas e para os casos de hiperidrose acentuada podem utilizar o tratamento como método preventivo. Já os adolescentes devem ter a permissão dos responsáveis para iniciar o tratamento.

A aplicação de Botox é dolorosa?

Nem um pouco. São apenas algumas picadinhas de agulha que podem ser amenizadas por cremes anestésicos locais antes da aplicação.

Quando sinto o resultado da aplicação de Botox?

A partir do terceiro ou quarto dia, a aplicação do Botox começa a demonstrar os resultados, mas apenas depois de uma semana é que os resultados finais são percebidos por completo. Normalmente, após o sétimo dia, os médicos aconselham o paciente a retornar ao consultório para a eventual necessidade de realizar retoques.

Qual a duração dos efeitos do Botox?

Por mais que digamos que em média os efeitos do Botox duram de quatro a seis meses, a duração dos resultados dependem da quantidade de substância que foi utilizada, da resposta individual do paciente e também da forma de aplicação. Isso vale tanto para o tratamento e prevenção de rugas quanto para a hiperidrose.

Então, esperamos que você tenha tirado muitas de suas dúvidas sobre a aplicação de Botox, mas fique à vontade para entrar em contato com a Clínica Fabrício Regiani pela seção de comentários abaixo ou preenchendo o formulário de contato aqui em nosso site se você tiver alguma outra questão, combinado?

Sua beleza é preciosa! Conte conosco para lapidá-la ainda mais!

Compartilhe

Saiba mais sobre